quarta-feira, 13 de março de 2013

Aula 02 - GOW Academy (Obelisk Blue)

Eae galera aki é o (GOW) Terry trazendo aos membros do Obelisk Blue e interessados a segunda aula da GOW Academy. Já vou avisando que o post é grande e se você realmente quer aprender leia até o final.


OBS: As referências de monstros são um pouco antigas, mas nada que comprometa o entendimento.

Battle Phase

1. Start Step
- O jogador do turno anuncia que iniciará sua Battle Phase.
- O oponente pode não estar de acordo, e voltar a Main Phase 1 para ativar Magias ou Armadilhas.
- Ambos jogadores podem ativar efeitos de Spell Speed 2 ou 3 uma vez iniciada a Battle Phase.

2. Battle Step
- Este é o momento que o jogador decide se quer atacar ou passar a End Step de imediato.

2.1. Sub-step 1: Inicio
- Ambos jogadores podem ativar efeitos de Spell Speed 2 ou 3 neste momento.
(Exemplo, o jogador do turno poderia ativar Call of the Haunted agora.)

2.2. Sub-step 2: Decisão
- O jogador decide se irá realizar uma batalha ou não, passando ao terceiro Sub-step. Se não deseja realizar uma batalha, simplesmente deverá prosseguir a End Step.

2.3. Sub-step 3: Declaração de Ataque
- O jogador seleciona 1 dos seus monstros para atacar (“Monstro Atacante”) e seleciona 1 dos monstros do oponente (“Monstro Atacado”); ou decide atacar direto (se for possivel). Os jogadores podem ativar efeitos de Spell Speed 2 ou 3 neste momento.

- Cartas como “Mirror Force”, “Sakuretsu Armor”, “Widespread Ruin”, “Dimensional Prison”, “Krebons” ou “Negate Attack” se deve ativar neste momento, será iniciada uma Chain em resposta ao ataque, ou uma Chain em resposta a uma carta ativada pelo oponente neste momento.
Se alguma dessas cartas é negada (exemplo, “Solemn Judgment”, “Royal Decree”, “Trap Jammer”). O jogador não pode iniciar uma nova Chain com outra carta que se ativa contra a declaração de ataque.

2.4. Sub-step 4: Resolução de um Ataque
- O ataque não prossegue imediatamente a Damage Step, sendo que se dá uma oportunidade de iniciar novas Chain a ambos os jogadores. Sendo que cartas que se ativam em resposta a uma ataque (ex: “Mirror Force”), não podem ser ativadas.

-Por exemplo, um jogador poderá iniciar uma nova chain com “Enemy Controller”. Se este é negado (ex: “Solemn Judgment”); o jogador poderá iniciar uma nova Chain com outro efeito de Spell Speed 2 ou 3.
Isto quer dizer, que durante este Sub-step se podem realizar varias Chains.


3. Damage Step

3.1. Sub-Step 1:
Inicio da Damage Step

3.1.1. Primeiro, se aplicam o efeitos Continuos de monstros que se ativam neste momento, como “Steamroid”, “Rampaging Rhynos”, “Crystal Beast Topaz Tiger”, “Etoile Cyber”, “Super Robolady”, “Super Roboyarou”, “Black Veloci”, e “Jain, Lightsworn Paladin”.

3.1.2. Logo, se ativa os efeitos Trigger (Efeitos de Gatilho) dos monstros que se ativam neste momento, e que evitam a Damage Calculation (Calculo de Dano), como “Neo-Spacian Grand Mole”, o “Mystic Swordsman” cartas, “The Six Samurai – Irou”, “Razor Lizard”, “Sasuke Samurai”, e “Sasuke Samurai #4”.

3.1.3. Os efeitos de “Nanobreaker”, “Disciple of the Forbidden Spell”, e “Ninja Grandmaster Sasuke” se ativaram iniciando uma Chain se estiverem atacando um monstro virado para cima que cumpra os requisitos especificado na carta (Não se ativaram se os monstros atacados estiverem virados para baixo).

- Efeitos que aumenta, diminuem, cortam a metade, ou duplicam ATK/DEF de monstros podem se ativar neste momento. (Cartas como “Shrink”, “Limiter Removal”, “Rush Recklessly”, “Mirror Wall”. Também, podem utilizar efeitos de monstros de Spell Speed 2 ou armadilhas Counter que pode negar estes efeitos.)

- Neste Sub-Step se permitem multiplas Chain (portanto, se uma é negada, o jogador poderá iniciar uma nova chain com outra carta similar).

3.2. Sub-Step 2: Virar um monstro em face-down para face-up
- Se o monstro que está sendo atacado está virado para baixo, ele irá virar para cima neste momento.

- Se um monstro tenha um efeito de virada (de Flip) ou um Efeito Trigger (de Gatilho) que se ative quando o monstro é virado, o efeito não se ativará neste momento, ao menos que a carta diga algo especificamente.

- Cartas como “Blast Sphere”, “Adhesive Explosive”, “Kiseitai”, e “Ancient Lamp” se ativam quando são viradas para cima por um ataque, quais se ativaram imediatamente. Estas cartas tipicamente se especificam, e seus efeitos iniciam uma Chain.

- Se um monstro que é virado para cima tem um efeito Continuo, seu efeito irá se aplicar imediatamente. Isto inclui efeitos como “Star Boy”, “Elemental Hero Wildheart”, “Hoshiningen”, “Jinzo”, e “Spell Canceller”, que se aplicam logo que o monstro estiver virado para cima em campo.

- Efeitos que evitam que o monstro virado seja atacado, como “Command Knight”, não se ativaram neste momento, já que o monstro já está sendo atacado. O mesmo ocorre com efeitos que permitem negar um ataque como “Krebons” ou que efeito calculo de dano, como “Neo-Spacian Grand Mole”. Se o monstro sobreviver, o efeito irá se aplicar nas próximas batalhas.

- Se o monstro tem algum efeito continuo que destrua a si mesmo devido a uma certa condição (“Giant Kozaky”, “Zombie Mammoth”, “Thunder Nyan Nyan”, etc.), o monstro não será destruído automaticamente e o calculo de dano será aplicado. Se o monstro sobreviver a batalha, seu efeito irá se aplicar depois do calculo de dano.

- O efeito Continuo de “Final Attack Orders” se aplicará aqui, mudando a posição de batalha do monstro atacado para posição de ataque.

- Efeitos que aumenta, diminuem, cortam a metade, ou duplicam ATK/DEF de monstros podem se ativar neste momento. (Cartas como “Shrink”, “Limiter Removal”, “Rush Recklessly”, “Mirror Wall”. Também, podem utilizar efeitos de monstros de Spell Speed 2 ou armadilhas Counter que pode negar estes efeitos.)

- Neste Sub-Step se permitem multiplas Chains (portanto, se uma é negada, o jogador poderá iniciar uma nova chain com outra carta similar).


3.3. Sub-Step 3: Antes da Damage Calculation
- Os efeitos de cartas como “Drillroid” e “Ehren, Lightsworn Monk” se ativam neste momento, depois de que o monstro virado para baixo é virado para cima, mas antes que se calcule o dano

- As vezes estes efeitos dizem algo similar a “sem aplicar o calculo de dano”, o qual significa que o calculo de dano é pulado. (O resto da Damage Step que ocorre posterior a Damage Calculation segue normalmente).

- Os efeitos que causam dano de “Reflect Bounder”, “Yubel”, e “Yubel – Terror Incarnate” também se ativam aqui.

- Efeitos que aumenta, diminuem, cortam a metade, ou duplicam ATK/DEF de monstros podem se ativar neste momento. (Cartas como “Shrink”, “Limiter Removal”, “Rush Recklessly”, “Mirror Wall”. Também, podem utilizar efeitos de monstros de Spell Speed 2 ou armadilhas Counter que pode negar estes efeitos.)

- Neste Sub-Step se permitem multiplas Chains (portanto, se uma é negada, o jogador poderá iniciar uma nova chain com outra carta similar).

3.4. Sub-Step 4: "Durante Damage Calculation"
- Alguns efeitos no jogo são aplicados “Durante o calculo de dano”. Este é um evento específico na Damage Step onde se comparam o ATK e ou a DEF dos monstros que batalham e se infligem dano de batalha.

- Alguns efeitos são aplicados apenas durante este evento em especifico, como “Injection Fairy Lily” e “Kuriboh”, iniciando uma Chain, enquanto que os efeitos contínuos são aplicados durante o calculo de dano.

- Durante a Damage Calculation só existe a possibilidade de 1 Chain na qual pode se ativar efeitos que ativam “durante o calculo de dano”. São os efeitos que especificam isso, e os efeitos que os negam, como as armadilhas Counters ou cartas como “Herald of Orange Light” ou “Light and Darkness Dragon”, podem ser ativados neste momento.

- Efeitos que aumentam, diminuem, dividem pela metade, ou duplicam o ATK e/ou a DEF de um monstro NÃO podem ser ativados neste momento, ao menos que a própria carta se especifique.

- Isto significa que cartas como “Shrink” ou “Limitar Removal”, que não se ativam especificadamente “durante o calculo de dano” não podem ser ativados, mas o efeito de “Injection Fairy Lily” sim pode ser ativado.

- Qualquer efeitos Continuo que especifique o calculo de dano é aplicado depois que a Chain “durante o calculo de dano” inicie, mas alguns podem-se aplicar ou desaparecer durante a resolyção da Chain se as condições de batalhas mudarem (mudança de ATK/DEF, mudança dos pontos de vida, etc.).

- Depois de que a Chain “durante o calculo de dano” esteja terminada e os efeitos continuos sendo aplicados, se termina os resultados do ataque, e se inflige qualquer dano de batalha resultante.

- Se um monstro é destruído por um efeito de cartas durante o calculo de dano(“Divine Wrath”, etc.), qualquer efeito restante na Chain segue se resolvendo se possível, Depois que a Chain termina de se resolver, o calculo de dano se detêm. Não se infligi dano e nenhum monstro é destruído por batalha. O monstro destruído pelo efeito da carta não é considerado “destruído por batalha”, devido a determinação que foi tomada(no caso do monstro ter sido destruído por um efeito). O resto da Damage Step continua normalmente.

- Neste caso, se o monstro que está sendo atacado é destruido por um efeito o monstro atacante é considera como que “já atacou”, o qual não se poderá fazer um Replay, e o monstro não poderá voltar a atacar durante a mesma Battle Phase (ao menos que um efeito o permita).

- “Honest” é um caso especial, em que se pode ser ativado em qualquer momento desde o inicio da Damage Step, até o calculo de dano. A possibilidade de um jogador de responder a este efeito dependerá de quando foi ativado o efeito de “Honest”.

- Alguns efeitos não indicam que uma carta pode ser ativada durante o calculo de dano, mas suas regras o permitem, como “Injection Fairy Lily” e “Honest”.

Exemplo 1: Injection Fairy Lily e Rising Energy
- O jogador A ataca com “Dark Magician” a “Injection Fairy Lily” do jogador B.
- Durante o calculo de dano, o jogador B ativa o efeito de “Injection Fairy Lily”.
- O jogador A não pode responder com “Rising Energy” para aumentar o ATK de “Dark Magician”.

Exemplo 2: Injection Fairy Lily e Divine Wrath
- O jogador A ataca com “Goyo Guardian” a “Injection Fairy Lily” do jogador B.
- Durante o calculo de dano, o efeito de “Injection Fairy Lily” é ativado.
- O jogador A responde com “Divine Wrath” para negar o efeito de “Injection Fairy Lily” e destrui-la.
- O calculo de dano não ocorre, e não se produz dano de batalha ao jogador B, e o efeito de “Goyo Guardian” não se ativa já que “Injection Fairy Lily” foi destruida pelo efeito de “Divine Wrath” e não por batalhar. O resto da Damage Step continua normalmente.

Exemplo 3: Honest v/s Honest
- O jogador A tem um “Honest” em sua mão e “D.D. Warrior Lady” (ATK 1500) em posição de Ataque.
- O jogador B tem um “Honest” em suã mão e “Blue-Eyes White Dragon” (ATK 3000) em posição de ataque.
- Durante o calculo de dano, o jogador A ativa o efeito de “Honest”.
- Se o jogador B deseja ativar o efeito de seu “Honest”, ele deverá coloca-lo na Chain. Ele não poderá esperar que o efeito do “Honest” do jogador A se resolva e iniciar uma nova chain, já que quando a Chain atual terminar de se resolver, o dano será calculado, e passará o momento apropriado para ativar efeitos de cartas como “Honest”.

3.5. Sub-Step 5: Depois da Damage Calculation: Inflingir Battle Damage

3.5.1. Se o monstro virado para cima tenha um efeito de “auto destruição” (“Giant Kozaky”, “Zombie Mammoth”, “Thunder Nyan Nyan”, etc.) e ele sobreviver a batalha, ele irá se destruir por seu efeito neste momento se as condições não forem cumpridas

3.5.2. Se o ataque foi direto, logo após infligir o dano aos pontos de vida, “Flashbang” poderá ser ativado antes de que qualquer outro efeito se ative. Se “Flashbang” é ativado e resolve corretamente, então qualquer outro efeito que ocorra quando se infligir dano de batalha (como “Don Zaloog”, “Spirit Reaper”, etc.) não funcionará.

3.5.3. Se ativam os efeitos que acontecem quando se ocorre um dano de batalha a um jogador, como “Don Zaloog”, “Spirit Reaper”, “Doom Dozer”, “Kycoo the Ghost Destroyer”, “Sasuke Samurai #3”, “Evil Hero Wild Cyclone”, e “Magna Drago”.

- O efeito de “Red Dragon Archfiend” que destroí todos os monstros em posição de defesa do oponente atacando também se ativa neste momento.

- Se o ataque foi direto, a magia “Sebek’s Blessing” poderá ser ativada.

- Cartas como “Attack and Receive”, “Numinous Healer”, “Damage Condenser”, e o efeito de um “Damage = Reptile” que esteja já virado para cima, podem ser ativado neste momento.

3.6. Sub-Step 6: Ativação de Efeitos Flip, Etc
- Esta seção se relaciona com os efeitos Flip dos monstros Flip que foram virados para cima no ataque.

- O efeito de um monstro FLIP que foi virado para cima por um ataque se ativa neste momento. Se o monstro tenha um efeito que se ativa no momento que foi virado para cima (“Royal Keeper”, “Nightmare Penguin”, “Tsukuyomi”, etc.), se ativará agora.

- Os efeitos Trigger de “D.D. Warrior”, “D.D. Warrior Lady”, e “D.D. Assailant” se ativam neste momento.

- Se “Wall of Illusion” foi atacado, seu efeito de Trigger irá ativar agora.

- Se um monstro que foi destruido por batalha tenha um efeito continua que se aplica enquanto o monstro está virado para cima (“Jinzo”, “Spell Canceller”, etc.), seu efeito não é mais aplicado. Os efeitos que determinam para onde o monstro vai quando sair de campo na final da Damage Step não são afetados por isto e seguem normalmente. (Monstros “Crystal Beast”, “Dark Magician of Chaos”, etc.).

- Se o efeito FLIP do monstro que tenha sido virado para cima seleciona alguma carta como alvo, você não pode selecionar como alvo o monstro que foi destruído durante o calculo de dano. (Isto é, que se por exemplo, “Penguin Soldier” foi atacado e é considerado destruído por batalha, não poderá selecionar o próprio “Penguin Soldier” como alvo. O mesmo ocorre para “Brain Jacker”, “Dummy Golemn”, etc.)

3.7. Sub-Step 7: Fim da Damage Step: O ou Os monstros que foram destruído por batalha são enviados para o cemitério

3.7.1. Os monstros que tenham sido destruído por batalhas são agora enviados ao cemitério. (Ou removidos do jogo se “Macro Cosmos” está ativo, ou colocados na Zona de Magias e Armadilhas se são “Crystal Beasts”.)

- Se o monstro destruido por batalha tenha um efeito que ativa quando é destruído por batalha e enviado ao cemitério (“Colossal Fighter”, “Mystic Tomato”, etc.) seu efeito se ativa iniciando uma Chain. Se 2 monstros foram destruídos por batalha que tenham efeitos que se ativam ao serem destruídos por batalha e enviado ao cemitério, entram em um chain, colocando em Chain Link 1, o efeito do jogador atacante.

- Os efeitos que PODEM ser ativados quando um monstros é destruído em batalha e enviado ao cemitério (“Tualatin”, “Desrook Archfiend”, “Infernal Dragon”, “Time Machine”, “Destiny Signal”, “Domino Effect”, etc.) poderão ser ativados e colocados em chain neste momento.

- Um monstro que ativa seu efeito quando destroi um monstro por batalha e o envia ao cemitério (“Hydrogeddon”, “Elemental Hero Flame Wingman”, “Goyo Guardian”, etc.) também se ativam aqui.

- Monstros como “Apprentice Magician”, que se ativam quando são destruidos por batalha, e são removidos do jogo ao invez de ir ao cemitério (por “Macro Cosmos”) continuaram ativando seus efeitos, pois não especificam que deveriam ser enviados ao cemitério. O mesmo ocorre quando um monstro destrói outro monstro por batalha e ativam seus efeitos, sem especificar que deveriam ir para o cemitério (“Fenrir”, etc.).

- Se retira 1 Counter de um monstro “B.E.S.” ou “Big Core”. Como “Des Mosquito” deveria ser destruido em batalha, se remove 1 counter em seu lugar. Se “Spacegate” estava ativo, acrescenta-se-lhe 1 Gate Counter se o monstro do oponente atacou ou foi atacado.

- Alguns efeitos tem permisão específicos da Konami de serem ativados neste momento, como “Michizure” e “Chthonian Blast”. Estas cartas normalmente têm algum tipo de regra que menciona que podem ser ativadas durante a Damage Step.

3.7.2. Os efeitos de cartas como "The Six Samurai - Zanji", "Ryu Kokki", "Getsu Fuhma", "Rallis the Star Bird", "Ancient Gear Engineer", "Chainsaw Insect", e "Gonogo" são aplicados neste momento.

3.7.3. Uma vez terminada a Damage Step, o jogador pode decidir de vai iniciar um novo ataque, avançando para uma nova Battle Step, ou decidir seguir para a End Step.

4. End Step
- O jogador declara que termina sua Battle Phase, ou bem diz que passará a sua Main Phase 2, ou para a End Phase.
- Antes de passar a Main Phase 2 ou End Phase, se ativam os efeitos de cartas que especificam “ao final da battle phase”, como “Goblin Attack Force”, “Giant Orc”, e os monstros “Gladiator Beast”. Estes NÃO formam uma chain entre si.

- Ambos jogadores podem ativar efeitos de Spell Speed 2 ou 3

Notas Especiais:

- O efeito de “Honest” pode se ativar em qualquer momento da Damage Step, até a Damage Calculation. Isto é, os Sub-steps 1, 2, 3 e 4.

- O efeito de “Necro Gardna” pode ser ativado em qualquer momento do turno do oponente, exceto a Damage Step. Em caso de ser removido fora da Battle Step, negará o primeiro ataque realizado durante este turno. Se multiplas copias são ativada deu ma vez, todas negarão o mesmo ataque. O mesmo ocorre com “Hero Barrier”.

- O efeito “Piercing” ou “Trample” (comumente chamado de “Furar Def”) de monstros como “Ancient Gear Golem” é um efeito continuo, e não inicia chain.

- Quando um monstro é invocado durante a Damage Step (“Mystic Tomato”, etc.) não é possivel ativar cartas como “Torrential Tribute”.

- As armadilhas Counter podem ser ativada em qualquer etapa da Battle Phase, sempre e quando sejam ativada em respostas apropriadas.

- A Declaração de Ataque na Battle Step e o Calculo de Dano da Damage Step, são as unicas etapas da Battle Phase que só permitem 1 unica Chain.

- Quando um monstro é virado para cima por um ataque, isso não é uma invocação de nenhum tipo. Os efeitos de monstro que se ativam por Flip serão ativados, porem, Monstros que dizem ativar seus efeitos por Flip Summon, não ativaram seus efeitos.

PS: Maior trabalho para diferenciar por cor as cartas... :-[

Fonte: https://sites.google.com/site/metagamebrasil/regras/battlephase


Até a próxima aula!!!

2 comentários:

  1. terry esse post ficou muito grande!com muitas informações desnecessarías e tbm vc nao deu pausa colocou muito conteudo de uma vez so! na proxima tenta resumir a informação pro mais inportante.Tava muito injoativo a leitura ao chegar a metade vc nao consegue mais prestar atenção...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, por o post ser grande, eu aconselho a ler aos poucos, é bom que seja bem explicado para ter sempre uma referência. Mas no próximo post vou manerar COM CERTEZA.

      Excluir